CONTEÚDO
A organização das aulas favorece a revisão do conteúdo anterior e fortalece a conexão entre materiais e seus respectivos processos produtivos.
Logo, o ciclo entre pesquisa, escolha de material e produção industrial do produto se fecha de forma eficaz.
TEORIA E PRÁTICA NA INDÚSTRIA
Conexões eficazes entre teoria e a prática da indústria acontecem ao longo de todo o curso.
DICAS EMBASADAS NA VIVÊNCIA
A experiência que a indústria oferece se transforma em dicas úteis para os alunos.
VANTAGENS E DESAFIOS DE CADA PROCESSO
Cada processo produtivo possui suas especificidades e, por isso, são abordadas algumas vantagens e também alguns desafios que podem impactar no projeto e que servem de dicas para os alunos em seus respectivos projetos.
MÓDULO 1. PRINCÍPIOS BÁSICOS DE CMF DESIGN
Apresentação sobre o ramo do design responsável pela análise e seleção das cores, materiais e acabamentos utilizados nos projetos industriais.
AULA 01. Introdução a CMF Design
O que é CMF Design; Etapas de desenvolvimento; Perfil do profissional, sua formação e áreas de atuação; A importância do CMF no desenvolvimento do produto; Diferença entre os termos Color & Trim e CMF.
AULA 02. Público alvo, pesquisa e embasamento
A importância da pesquisa no projeto; Entendendo as gerações de consumidores; Os principais tipos de pesquisa utilizados no CMF Design;
Conteúdo bônus: 20 sites mais utilizados pelos profissionais de CMF Design.
AULA 03. Mood boards, criação de painel de inspiração.
Ferramentas para criação de painéis de inspiração; Impacto do mood board no desenvolvimento do projeto; Os principais tipos de painéis utilizados; Onde buscar referências.
MÓDULO 2. CORES
Passaremos pela teoria, o uso das cores pelas marcas e como ela influencia a cultura global.
AULA 04. Teoria e aplicação da cor
A origem da cor; Sistema ótico; Teoria das cores; Cor luz e cor pigmento; Classificação das cores: primárias, secundárias e terciárias; Propriedades da cor: matiz, saturação e brilho; Sistema hexadecimal; Daltonismo; Sistemas: ColorAdd, Pantone, Coloro e Adobe Color.
AULA 05. A influência da cor nas marcas e na cultura
Significado das cores em diferentes países; A cor e seus aspectos culturais; A influência das cores nas marcas; Cor patenteada.
Conteúdo bônus: as cores de Christian Louboutin, Tiffany&Co e Ferrari.
MÓDULO 3. MATERIAIS
Apresentação dos principais materiais utilizados nas indústrias e os acabamentos possíveis em cada um.
AULA 06. Plástico. Origem, evolução e classificação dos materiais; Definição e categorização dos polímeros; Características e aplicações e dos polímeros mais utilizados pelas indústrias: PP, PE, PS, PC, PVC, SAN. ASA, ABS, PET, PA, PMMA, TPE, PU, silicone, borracha e resinas.
AULA 07. Metal. Definição e categorização dos metais; Características e aplicações dos metais mais utilizados pelas indústrias: aço, alumínio, magnésio, ferro, titânio, zinco, cobre, bronze, níquel, latão, prata e ouro.
AULA 08. Vidro. Definição e categorização dos vidros; Características e aplicações dos vidros mais utilizados pelas indústrias: sílica vítrea, ao chumbo, sodo-cálcicos, silicatos alcalinos, borossilicatos e vidros de alta performance.
AULA 09. Madeira. Definição e categorização das madeiras; Características e aplicações de: papel, polpa, cortiça, laminados, compósitos, madeiras duras e macias.
AULA 10. Cerâmica. Definição e categorização das cerâmicas; Características e aplicações de: cerâmica vermelha e branca, placas cerâmicas, materiais refratários, isolantes térmicos, abrasivos, cal, cimento, e cerâmica de alta tecnologia.
AULA 11. Tecidos e Malhas. Definição e categorização dos tecidos e malhas; Características e aplicações das principais fibras naturais animais, vegetais e minerais; e fibras químicas artificiais e sintéticas. Titulagem, ligamentos e padronagens mais comuns.
AULA 12. Couros e vinis. Definição e categorização de couros e vinis; Características e aplicações dos principais tipos de couros e vinis utilizados nas indústrias: couro natural, camurça, ecológico, sintético, napa e suede.
MÓDULO 4. PROCESSOS DE PRODUÇÃO
Tão importante quanto a escolha do material em um projeto é a escolha do processo produtivo ideal.
AULA 13. Plástico. Processos produtivos mais utilizados na conformação de produtos plásticos: injeção, extrusão, sopro, termoformagem, rotomoldagem. calandragem e prototipagem rápida. Acabamentos: pintura, banho, gravação a laser, tampografia e serigrafia.
AULA 14. Metal. Processos produtivos mais utilizados na produção de itens metálicos: fundição, forjamento, usinagem, extrusão e impressão 3d. Acabamentos: anodização, ataque químico, escovamento e jateamento, PVD, cromagem e pintura.
AULA 15. Vidro. Processos produtivos mais utilizados na produção dos vidros: laminação, prensagem, moldagem por sopro, slumping glass e trabalhado em maçarico. Acabamentos: espelhamento, esmaltação, pintura, impressão, serigrafia, acidados, argentados e acabamentos técnicos.
AULA 16. Madeira. Processos produtivos mais utilizados em produtos de madeira: torneamento, usinagem, laminação e processos para beneficiamento. Acabamentos: Finish Foil, laminação em BP, fórmica, laca, UV, impressão, vernizes, óleos e ceras.
AULA 17. Cerâmica. Processos mais utilizados na produção de itens cerâmicos: torneamento, colagem ou fundição, prensagem, extrusão, secagem e queima. Acabamentos: esmaltação, pintura, tampografia, decalcomania.
AULA 18. Tecidos e Malhas. Processos produtivos mais utilizados na produção de tecidos e malhas: fiação, telecelagem plana e jacquard, malharia por trama e urdume e tecidos não tecidos. Beneficiamentos primários, secundários e terciários. Acabamentos: dublagem, embossagem, bordado, impressão e transferência e criação de rapport.
AULA 19. Couros e vinis. Processos mais utilizados na produção de vinis e couros: extração, conservação, ribeira, curtimento, semi-acabado, acabado e beneficiamentos. Acabamentos: gravação, pintura, impressão digital, transfer, verniz e metalização, couro estonado, couro com pelos, couro atanado ou vegetal.
MÓDULO 5. CMF E SUSTENTABILIDADE
Entender o impacto da escolha do CMF no meio ambiente é de vital importância para os profissionais. Vamos conhecer os materiais mais utilizados no mundo, seu impacto na natureza e como grandes empresas têm se tornado mais sustentáveis.
AULA 20. O impacto da escolha de CMF no ciclo de vida do produto
Definições de sustentabilidade; Ciclo de vida de um produto; Cadeia produtiva; Impacto no negócio; Quais fatores levar em conta na seleção de CMF para que um projeto seja sustentável;
AULA BÔNUS. Materiais, acabamentos e processos sustentáveis
Quais são as soluções que vêm sendo lançadas por empresas com foco em sustentabilidade.
E AINDA...
BACKSTAGE
Tenha acesso às principais entrevistas com profissionais das mais diversas indústrias
IN LOCO
Conheça empresas e indústrias nacionais que podem servir de inspiração ou até mesmo conexão para seus futuros projetos